Mário Shingaki é contabilista, bacharel em Administração de Empresas, mestre em Contabilidade e Controladoria, e Advogado. Professor em programas de MBA e especialização no Instituto Saint Paul e FGV-SP, nas disciplinas de Gestão de Impostos e Planejamento Sucessório. Conselheiro fiscal de companhias aberta e fechada. Atua na área de Direito Tributário, com foco em planejamento tributário para pessoas jurídicas e para pessoas físicas, tributação de mercado financeiro e de capitais e proteção patrimonial e planejamento sucessório.
Experiência:
Mário Shingaki é sócio fundador de VBSO Advogados e atua há mais de duas décadas na área de Direito Tributário, com foco em planejamento tributário para pessoas jurídicas e para pessoas físicas, tributação de mercado financeiro e de capitais e private banking. Experiência em proteção patrimonial e planejamento sucessório.
Trabalhou por cinco anos como gerente de planejamento tributário em Banco de Investimento, oito anos em auditoria independente e doze anos como consultor tributário em escritório de advocacia empresarial.
Mário Shingaki é professor em diversos programas de MBA e especialização no Instituto Saint Paul, FGV-SP e Insper, nas disciplinas de gestão de tributos, planejamento sucessório e tributação no mercado financeiro e de capitais, e é membro da banca de elaboração e revisão de questões de programas de certificação (CFP) do Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros.
Formação acadêmica:
Idiomas:
Publicações:
Autor de “Gestão de Impostos para Pessoas Físicas e Jurídicas – 9ª ed.”, São Paulo, Saint Paul, 2016.
Co-Autor de “Planejamento Financeiro Pessoal e Gestão do Patrimônio”, 2ª. Edição, São Paulo, Manole, 2018.
Co-Autor do livro “Temas Tributários por Nipo-Brasileiros” com o artigo “Imposto sobre herança e doação: cobranças indevidas” – Ed. Lumens Juris, 2021.