Ao apagar das luzes de 2025, o Congresso Nacional aprovou, em 17 de dezembro, o PLP nº 128/2025, que introduz mudanças significativas na tributação das empresas com início em 2026. A aprovação surpreendeu os contribuintes em um cenário já complexo marcado pelo início da fase de transição da Reforma Tributária do Consumo e pela instituição da tributação sobre dividendos.
O texto agora aguarda sanção presidencial, considerada praticamente certa ainda neste ano, o que tornará suas novas regras aplicáveis já em 1º de janeiro de 2026. Para algumas alterações, especialmente aquelas relacionadas a contribuições sociais, entendemos que será necessário aguardar o prazo da anterioridade nonagesimal (90 dias).
Entenda quais as alterações propostas pelo PLP:
Em síntese, as principais alterações promovidas pelo projeto são indicadas abaixo:
Em relação à redução de incentivos, é importante notar que todos os benefícios listados no Demonstrativo de Gastos Tributários da LOA de 2026 estão, teoricamente, afetados. Ou seja, os impactos do projeto não se limitam aos incentivos expressamente listados, alcançando, potencialmente, o REIDI (Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura), os benefícios relacionados aos projetos desenvolvidos nas áreas de SUDAM e SUDENE, além de certas previsões da Lei do Bem.
Apesar disso, existe previsão afastando a redução de benefícios em relação aos casos em que a fruição é onerosa, isto é, condicionada à realização de investimentos por parte do contribuinte. Será fundamental avaliar a aplicabilidade dessa previsão aos casos concretos.
Considerações finais
O PLP nº 128/2025 insere-se num contexto de multiplicação de frentes de mudança tributária, colocando empresas diante do desafio de se adaptar simultaneamente a um novo regime de tributação do consumo e a um redesenho de benefícios e incentivos fiscais fundamentais para diversos setores.
A equipe de Direito Tributário do VBSO Advogados está à disposição para auxiliá-los na análise do PLP e na avaliação de estratégias para lidar com as suas modificações.