Este episódio do podcast Reforma em Debate conta com a participação da advogada Renata Mazzili e do sócio Vinícius Caccavali para abordar a importância da preparação das empresas para a Reforma Tributária.
Renata explica que, a partir de 2026, as empresas já precisarão reportar em seus documentos fiscais os novos tributos – o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e a CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) – que substituirão, respectivamente, o ICMS e o ISS, e o PIS e a COFINS. Embora o pagamento desses novos impostos seja inicialmente dispensado durante a fase de transição, a exigência de reportá-los impõe a necessidade de um compliance rigoroso por parte das empresas.
O podcast destaca ainda que o VBSO Advogados está prestando um serviço de análise de contratos e de demonstrações financeiras para auxiliar seus clientes. O objetivo é que as empresas não apenas se mantenham em conformidade com as novas obrigações acessórias, mas que também compreendam o impacto financeiro e estratégico da Reforma em seus negócios. A principal mensagem é que a preparação é crucial e deve começar imediatamente para evitar complicações no futuro.