Está pensando em vender a sua empresa, mas não sabe por onde começar? Antes de pensar em preço ou quem vai comprar a sua empresa, é importante olhar para dentro de casa.
A sócia Renata Simon apresenta três dicas importantes:
A primeira dica é: tem uma contabilidade em dia. É muito ruim para o investidor não saber direito quais são as receitas, as despesas e os dados financeiros de uma empresa. Isso traz incertezas e pode prejudicar inclusive a precificação. Por isso, mantenha sua contabilidade em dia
A segunda dica é: tenha uma estrutura societária clara. Se você tem mais de um sócio na empresa, tenha acordos de sócios que vão ditar regras objetivas sobre o evento de liquidez, entrada e saída de sócios. E isso vai facilitar muito na hora da negociação.
E por fim, a terceira dica é: conheça as suas contingências e apresente elas de forma clara no processo de auditoria para o investidor. Se você ainda não tem certeza sobre todas as contingências que tem na sua empresa, é possível fazer o que a gente chama de vendors due diligence, que é uma auditoria interna, feita pela própria empresa, para conhecer as suas contingências antes de apresentá-las para o investidor.
A forma como a gente conta os problemas importa bastante nesse processo.