23.09.2025
|

Entenda os direitos dos sócios minoritários em um investimento

Entrar como sócio minoritário em um investimento não significa uma posição vulnerável. Na avaliação da sócia Renata Simon, o acordo de acionistas pode prever importantes proteções aos sócios minoritários:

Direito de “tag along”:
Em caso de venda do controle acionário, os minoritários podem vender suas ações pelo mesmo preço (ou um percentual similar) que foi pago aos controladores, permitindo-lhes sair da empresa em condições justas e equivalentes.

Direitos de veto:
Permite a um ou mais sócios impedir certas decisões, como a venda total ou parcial da companhia, mesmo que a decisão seja aprovada pela maioria do capital social. Este mecanismo confere poder a um acionista ou grupo de acionistas para proteger seus interesses em negociações críticas.

Negociação das cláusulas de saída:
Além do direito de “tag along”, é possível negociar opções de compra, venda e outros direitos relevantes que vão definir como esse investidor minoritário vai sair da empresa.

Aprenda o passo a passo para realizar uma operação de M&A

A cartilha “Como preparar sua empresa para venda”, preparada pela equipe de M&A e Societário do VBSO Advogados, traz informações e recomendações detalhadas para cada etapa de um processo de fusão e aquisição.

A cartilha destaca os seguintes temas:

– Cuidados iniciais em operações de M&A
– Qual a melhor estrutura para a sua operação?
– Como preparar e conduzir o processo de auditoria legal?
– Definição do preço e forma de pagamento
– Negociação e celebração dos contratos
– Condução dos negócios após a operação

Faça o download da cartilha no botão localizado no lado esquerdo desta página (versão desktop) ou ao final da página (versão mobile). 

Compartilhe