Cointelegraph
A Liqi anunciou uma parceria com o banco Itaú, a Oliveira Trust e a SB Crédito para lançar o primeiro TIDC, token de investimento em direitos creditórios que consiste na versão tokenizada do FIDC (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios).
A Liqi anunciou uma parceria com o banco Itaú, a Oliveira Trust e a SB Crédito para lançar o primeiro TIDC, token de investimento em direitos creditórios que consiste na versão tokenizada do FIDC (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios). A operação também contou com a VBSO Advogados que atuou como assessor legal (deal counsel) na estruturação do produto.
O mercado de direitos creditórios movimenta bilhões de reais no Brasil, sendo assim, ao tokenizar um FIDC a Liqi permite através da solução que fornece, que haja um acesso mais eficiente a esse tipo de investimento.
Para entender o conceito de TIDC, que está atraindo a atenção e o interesse de grandes empresas, é necessário compreender o funcionamento dos Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDCs).
(…)
Nesta operação, a empresa responsável por originar o ativo tokenizado foi a SB Crédito. A Liqi entrou com a estrutura tecnológica para a organização da operação. A Oliveira Trust atuou como agente administrativo, fazendo a custódia dos direitos creditórios, e o Itaú BBA também contribuiu para a estruturação do TIDC.
A parte da assessoria legal ficou por responsabilidade do escritório VBSO Advogados – Vaz Buranello Shingaki & Oioli Advogados, já o Itaú Unibanco foi o investidor dos tokens sêniores.
“Esse é o primeiro caso de utilização de blockchain como infraestrutura para programação de instrumentos financeiros no mercado de capitais brasileiro”, afirma Erik Oioli, sócio do VBSO Advogados que liderou a operação. “Utilizar tecnologia para construir uma estrutura de captação mais eficiente, transparente, segura e barata é disruptivo e um divisor de águas para o setor”, destaca Erik.
Clique aqui para ler a matéria na íntegra.