31.10.2023
|

Novidade na prateleira? CVM propõe criação de “Fiagro multimercado”

InfoMoney

Autarquia debaterá em consulta pública proposta de norma específica para os fundos que investem nas cadeias agroindustriais

Embora não esteja disponível nas prateleiras das corretoras há muito tempo, os fundos de investimento nas cadeias agroindustriais (Fiagros) caíram no gosto das pessoas físicas e forçaram a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a acelerar os passos para trazer normas específicas definitivas para a classe.

Pouco mais de dois anos depois de ter apresentado a Resolução CVM 39, a CVM informou nesta terça-feira (31) que iniciou o processo de consulta pública para debater uma proposta de norma específica para os Fiagros.

A grande novidade está na possibilidade de criar uma espécie de “Fiagro multimercado”, que poderia alocar em tipos diferentes de ativos, o que não é permitido hoje.

(…)

Agora, a ideia da CVM é permitir que, sempre que a concentração em cada uma das classes de ativos, como imóveis rurais, direitos creditórios ou participações em companhias fechadas ou sociedades limitadas, for inferior a um terço da carteira, o produto poderá ser considerado um Fiagro multimercado, como explica José Alves Ribeiro Jr, sócio de mercado de capitais do VBSO Advogados.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

Compartilhe