As sócias Amanda Visentini e Renata Simon discutem as etapas de preparação para empresas familiares que desejam realizar operações de fusão e aquisição.
O foco deve estar no alinhamento entre os sócios, a organização da estrutura jurídica e contábil da companhia e a mitigação de riscos que possam impactar o valor do negócio. Amanda e Renata destacam que a decisão de vender ou receber um novo sócio precisa estar amadurecida entre todos os membros da família.
Questões emocionais, frequentemente presentes nesse tipo de transação, devem ser superadas para garantir clareza e coesão na tomada de decisão. Além disso, é essencial estruturar adequadamente contratos, regularizar passivos e manter uma contabilidade fidedigna, práticas que aumentam a atratividade do ativo e reduzem surpresas durante a due diligence.
O episódio também explora o conceito de vendors due diligence, uma auditoria prévia promovida pelo próprio vendedor. Esse diagnóstico antecipa contingências e permite maior controle na narrativa da transação, além de oferecer segurança tanto para a família empresária quanto para potenciais investidores. A transparência, segundo as sócias, é mais valorizada do que a omissão de eventuais problemas.
Por fim, o papel da governança e da sucessão são reforçados como pilares não só para a continuidade do negócio, mas também para sua valorização no mercado. Estruturas claras de decisão e papéis bem definidos transmitem confiança e são decisivos para que o processo de M&A avance de forma segura e bem-sucedida.